Facebook regulamentado? Senadores americanos propõe lei para proteger dados de usuários

Banner na materia inicio  816 x90

Parece que algumas figuras do Senado norte-americano não ficaram muito confiantes com o testemunho dado por Mark Zuckerberg ao Congresso. Dois senadores, um democrata e um republicano, planejam criar um projeto de lei bipartidário para proteger a privacidade online.

Este projeto terá sete componentes principais e está sendo promovido pelos senadores Amy Klobuchar (D-MN) e John Kennedy (R-LA). Um dos princípios desse regulamento seria garantir que os usuários possam desligar qualquer rastreamento de dados por parte de empresas como o Facebook.

Quando Mark Zuckerberg foi questionado sobre essa possibilidade, no entanto, ele se esquivou de responder com “sim” ou “não”, dizendo que essa é uma questão complexa demais para dar uma resposta definitiva.

Abaixo, você confere as diretrizes do projeto de lei que pode vir à tona:

  • Conceder aos consumidores o direito de manter suas informações privadas desativando o rastreamento e a coleta de dados
  • Proporcionar aos usuários maior acesso e controle sobre seus dados
  • Termos de serviço em linguagem simples
  • Garantir que os usuários tenham a capacidade de ver quais informações sobre eles já foram coletadas e compartilhadas
  • Os usuários deverão ser notificados sobre uma violação de suas informações dentro de 72 horas
  • Oferecer soluções para usuários quando ocorrer uma violação
  • Exigir que as plataformas online tenham um programa de privacidade em vigor

Klobuchar também ajudou a trazer o Honest Ads Act, que garantiria que os anúncios políticos pagos na internet estejam sob as mesmas regras que estão os anúncios pagos na TV, rádio e satélite. Isso inclui a divulgação completa de quem comprou e pagou pelo anúncio.

Tais medidas estão em debate após o escândalo que envolve o Facebook e empresas como a Cambridge Analytics, que foi flagrada usando dados de milhões de usuários em uma violação das políticas de uso da rede social. Como consequência, já houve campanhas de boicote ao Facebook e pedidos do próprio Tim Cook para que a plataforma seja regulamentada.

 

Do tudocelular


Todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do seu autor e em nada tem a participação do site RO24HORAS
Loading...