Sucessão na PGR: sub procuradores se previnem contra Dallagnol

Banner na materia inicio  816 x90
De Guilherme Amado e Eduardo Barretto na Revista Época.

Um grupo de subprocuradores da República, último degrau da carreira do Ministério Público Federal, prepara um mandado de segurança para pedir ao STF que impeça procuradores da República e procuradores regionais, respectivamente o primeiro e o segundo patamar da carreira, a concorrerem à lista tríplice da categoria para ser procurador-geral da República — a eleição para escolher os três nomes que poderão comandar a PGR após o fim do mandato de Raquel Dodge deve ocorrer em junho.

A lista tríplice é votada por filiados à Associação Nacional dos Procuradores da República, e os três nomes são encaminhados ao presidente da República, para que dali ele escolha um e indique ao Senado. A lista não é prevista na Constituição, mas se tornou uma praxe desde 2003, quando Lula passou a selecionar o primeiro da lista. Desde então, todos os procuradores-gerais foram selecionados na lista.

O objetivo dos subprocuradores que preparam o mandado de segurança é tirar do jogo alguns dos mais competitivos concorrentes, que são procuradores regionais.

Do DCM


Todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do seu autor e em nada tem a participação do site RO24HORAS
Loading...