PIB brasileiro cai 0,2% no primeiro trimestre

Banner na materia inicio  816 x90

Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, a economia apresentou alta de 0,5%

economia brasileira apresentou queda de 0,2% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o quarto trimestre de 2018, segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira, 30. O primeiro resultado do PIB(Produto Interno Bruto) da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é o menor desde o quarto trimestre de 2016, quando a economia encolheu, 0,6%.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, a economia apresentou alta de 0,5%. O PIB é um índice que serve para medir a atividade econômica, calculando a soma de todas as riquezas produzidas por um país, dentro de um determinado período. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Após a euforia causada pelo início do governo de Jair Bolsonaro, quando o otimismo pela mudança levou analistas a preverem um PIB em torno de 3% para o final de 2019, agora a expectativa é de um crescimento de apenas 1%, abaixo dos avanços de 2017 e de 2018. Alguns economistas, porém, já preveem crescimento inclusive abaixo desse número.

Há tempos a economia brasileira não apresenta um avanço significativo. Tanto em 2018 como em 2017, o PIB foi de 1,1%. Em 2016 e em 2015, a economia teve retração, de 3,3% e 3,5%, respectivamente. Devido a sinais de desaceleração da atividade econômica no primeiro trimestre deste ano, bancos e consultorias passaram a cortar as projeções. 

Os cortes das projeções levam uma conta, principalmente, uma perspectiva de aprovação da reforma da Previdência mais tardia no Congresso Nacional, o que posterga a volta da confiança, dos empresários e dos consumidores e, consequentemente, das decisões de investimentos.

Por Alessandra Kianek

Da Veja


Todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do seu autor e em nada tem a participação do site RO24HORAS
Loading...