Calcário é entregue para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Banner na materia inicio  816 x90

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), tem desenvolvido ações para fortalecer a agricultura familiar, uma delas é a aquisição e entrega de calcário dolomítico para aumentar a produção e, automaticamente, a renda das famílias do campo.

O calcário é responsável pela correção do solo, fornecendo importantes nutrientes, como o cálcio e magnésio, que tiram a acidez, aumentando a produção.

De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, o Estado adquiriu 65 mil toneladas de calcário dolomítico para atender 26 mil famílias agrícolas gratuitamente.  “Iniciamos o transporte de calcário para o município de Alto Paraíso, com 315 toneladas do Programa Proleite, que vai atender 11 produtores. Desses, 210 toneladas já foram entregues atendendo seis produtores com 35 toneladas para cada um. Nesta semana concluímos o transporte do produto do programa Proleite no município de Alto Paraíso”.

PRO LEITE

Modalidade em que o produtor da pecuária leiteira adquire até 35 toneladas de calcário, junto às empresas que comercializam o produto e governo Estadual, através da Seagri, providencia o transporte sem custo ao produtor até a sede do município, com previsão de atender 300 famílias em 2019.

TRANSPORTE GRATUITO

De acordo com José Carlos de Oliveira Cidade, responsável pela entrega do calcário no Estado, quando os produtores, associações e cooperativas, solicitam o calcário junto à Seagri, o transporte é gratuito. A Secretaria de Agricultura leva o produto até a propriedades sem custo nenhum. Esses programas visam colaborar para o aumento de produção, melhoria na competitividade, sustentabilidade e ganho econômico para a produtor rural em Rondônia.

Por Antonia Lima

Da Secom


Todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do seu autor e em nada tem a participação do site RO24HORAS
Loading...