Síndrome do olho seco: o que é, causas e como prevenir

Banner na materia inicio  816 x90

Veja o que fazer para evitar o incômodo

As lágrimas são a primeira linha de defesa dos olhos contra infecções e lesões causadas por poeira e partículas aéreas. Cada vez que você pisca, uma nova camada dessa umidade (uma mistura de água, gordura e muco) rola pela superfície dos olhos. Mas, se as lágrimas evaporarem rápido demais (graças às mudanças relacionadas à idade na produção da lágrima) ou não forem renovadas com a devida frequência (porque você passa muito tempo diante da TV ou do computador), os olhos começarão a secar e trazer uma série de incômodos. Saiba mais sobre a síndrome do olho seco a seguir.

Sintomas

O principal sintoma é sensação de picada, queimação ou coceira nos olhos. A síndrome do olho seco também pode acarretar sensibilidade à luz, ao vento e à fumaça; secreção mucosa fina na parte interna ou ao redor dos olhos; e visão borrada no fim do dia ou depois de focalizar intensamente um objeto a curta distância.

Causas

A síndrome é um efeito comum do envelhecimento, principalmente em mulheres, por alterações hormonais na menopausa.

Mas o incômodo também pode ser causado por problemas de visão que interferem no pestanejar ou na produção lacrimal; alguns medicamentos como anti-histamínicos, diuréticos, anticoncepcionais e antidepressivos tricíclicos; e exposição ao ar seco, como o do ar condicionado.

Em alguns caso, o olho seco também pode ser resultado de doenças como diabetes, artrite reumatoide, lúpus, esclerodermia e síndrome de Sjögren. Por isso, consultar um oftalmologista é fundamental para obter o diagnóstico correto

Como prevenir a síndrome do olho seco:

1. Lembre-se de piscar

O número de vezes que se pisca cai da média de 17 a 22 por minuto para apenas 4 quando se está fazendo qualquer coisa que requeira intensa concentração visual. Em um estudo, pessoas que estavam jogando no computador piscavam apenas uma vez a cada 2 ou 3 minutos!

Manter os olhos bem abertos faz com que a película de proteção da lágrima evapore. Para proteger os olhos, lembre-se de piscar sempre que virar uma página do livro ou verificar o retrovisor ao dirigir (o que deve ser feito diversas vezes a cada minuto). Se estiver no computador, experimente a regra 20-20: relaxe os olhos por 20 segundos a cada 20 minutos. Olhe por uma janela aberta ou para algo a distância e pisque.

Seleções

Por: Iana Faini


Todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do seu autor e em nada tem a participação do site RO24HORAS
Loading...