Descubra de uma vez por todas por que o chá faz bem

Banner na materia inicio  816 x90

O chá é uma bebida deliciosa e que traz grandes benefícios à nossa saúde.

O chá é a bebida não alcoólica mais popular do mundo e uma das fontes naturais mais  poderosas de antioxidantes. Preto, verde ou branco, o chá é feito das folhas da planta Camellia sinensis. No chá-preto, as folhas são esmagadas e “fermentadas” nas enzimas da própria bebida; o chá-verde e o branco não são fermentados. As folhas mais finas são retiradas dos brotos mais jovens e das folhas ainda fechados. O chá contém antioxidantes pertencentes a um grupo chamado flavonoides e é especialmente rico em catequinas, que lhe conferem a maioria das propriedades benéficas à saúde.

Por que o chá faz bem?

Os antioxidantes do chá oferecem proteção contra doenças do coração, AVC e câncer. Eles parecem proteger contra as doenças do coração por retardarem a quebra do “mau” colesterol, o LDL, evitando coágulos e melhorando a função dos vasos sanguíneos. Quem bebe 1 ou 2 xícaras de chá por dia corre risco 46% menor de obstrução arterial. Os antioxidantes também protegem contra o dano ao DNA que faz as células se tornarem cancerosas. Em estudos celulares, uma importante catequina chamada galato de epigalocatequina (EGCG) bloqueou uma enzima necessária ao crescimento de células cancerosas. Embora o chá-preto possa manchar os dentes, os taninos e o flúor protegem contra as cáries.

Descubra também os incríveis benefícios do chá de camomila!

Dicas saborosas

  • Para obter o chá mais fresco, compre-o numa loja com boa rotatividade de estoque, e compre apenas a quantidade que você consegue consumir em um mês.
  • O chá se conserva melhor quando armazenado em recipientes herméticos, de vidro escuro, em local fresco e seco; a refrigeração ou o congelamento pode arruinar seu sabor. Prefira o chá-verde ao preto se quiser menos cafeína.
  • Deixe o chá-preto em infusão durante pelo menos 5 minutos para retirar dele os máximo de catequinas. Beba preferencialmente entre as refeições, pois os taninos interferem na absorção do ferro dos alimentos.
  • Ao ferver a água para cozinhar grãos integrais, adicione um saquinho de chá-verde.

Agora que você sabe por que o chá faz bem experimente se refrescar com chás gelados!

por: Douglas Ferreira

Seleções


Todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do seu autor e em nada tem a participação do site RO24HORAS
Loading...