CAFÉ: Iniciativa traz aportes de tecnologia e processos para cafeicultura rondoniense

Banner na materia inicio  816 x90

Atividades do Projeto Cafeicultura de Rondônia em maior abrangência

O projeto Cafeicultura de Rondônia, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) desde 2016, tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da cafeicultura rondoniense na melhoria de qualidade, produtividade e gestão da atividade cafeeira, visando a elevação da margem de ganhos na comercialização e sustentabilidade dos empreendimentos rurais. É uma iniciativa que atende 300 (trezentos) micro e pequenos produtores de café no estado, com propriedades e plantações localizadas nos municípios de Cacoal, Ministro Andreazza, Alvorada D’ Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Nova Brasilândia do Oeste, São Miguel do Guaporé e Alta Floresta do Oeste.


A diretoria técnica do Sebrae (Ditec) converge o foco estratégico das atividades na sustentabilidade ambiental nestas propriedades, na melhoria da qualidade física e sensorial do café, no aprimoramento da gestão da propriedade, no fortalecimento e promoção da marca do Café de Rondônia. A Ditec dedica especial atenção ao processo de verificação do grau de alcance dos resultados para conhecer a evolução dos indicadores de resultados previamente pactuados entre as partes interessadas do projeto.

FOTO: (Divulgação)

Para Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia “ O mercado do café de qualidade aprimorada vem crescendo com o apoio do projeto Cafeicultura de Rondônia, que demonstra e oferece agilidade no atendimento aos produtores que integram esse complexo conjunto de atividades do agronegócio em Rondônia ”. O diretor tem participado de forma interativa com as atividades do projeto, desde os dias de campo junto com os parceiros até a participação na Semana Internacional do Café 2019, na Expominas em Belo Horizonte. Samuel esteve no evento que ao final classificou em quinto lugar o produtor Wilson Suruí de Cacoal e em segundo lugar o jovem cafeicultor Dione Bento de uma família tradicionalmente campeã do plantio de café Ca nephora também de Cacoal.

Essas atividades contam com o suporte dos convênios nº 017/2017/PGE 2017 e nº 120/2016 PGE 2016, do Governo do Estado de Rondônia. E para melhorar o atendimento ao público alvo, o diretor Samuel consultando as pesquisas realizadas pela unidade de gestão estratégica o Sebrae em Rondônia, pretende que no exercício de 2020, o projeto realize mais dias de campo para melhorar o conhecimento dos produtores, ofereça maiores informações e critérios sobre pragas e doenças, com maior suporte com profissionais que tragam novos aportes de tecnologia e processos.

ASSESSORIA SEBRAE


Todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do seu autor e em nada tem a participação do site RO24HORAS
Loading...