Importações de soja pela China saltam 27% em maio, com mais embarques do Brasil

Banner na materia inicio  816 x90

Chegada do grão ao país asiático foi atrasada por conta das chuvas no Brasil no começo do ano, fazendo com que as compras aumentassem neste período do ano.

Embarque da soja brasileira no porto de Paranaguá (PR), um dos principais do país — Foto: Appa/Divulgação

As importações de soja pela China em maio saltaram 27,4% na comparação anual, à medida que um grande volume de embarques chegou do Brasil após uma melhoria no clima do país sul-americano.

A China, maior importadora global de soja, importou 9,38 milhões de toneladas de soja em maio, contra 7,36 milhões de toneladas no ano anterior, segundo dados divulgados no domingo.

Os dados mostram o maior aumento mensal desde dezembro e comparam-se a 6,714 milhões de toneladas importadas em abril.

Chuvas no final de fevereiro atrasaram a colheita e exportações do Brasil, o que impactou os desembarques em março e abril. Os estoques de soja e farejo de soja na China caíram para mínimas recorde, forçando alguns processadores de soja a parar operações.

Mas os embarques do Brasil aumentaram com a melhoria do clima e as exportações de soja do Brasil tiveram em abril um recorde de 16,3 milhões de toneladas, bem acima das 11,64 milhões de toneladas de março.

“As margens de processamento para soja brasileira estavam parecendo boas para maio, então os importadores agendaram muitas cargas”, disse Xie Huilan, analista da consultoria agrícola Cofeed, antes da divulgação dos dados.

Operadores de mercado também esperam importações massivas de soja em junho e julho, acima de 9 milhões de toneladas por mês, um patamar superior aos níveis comuns.

A China também encomendou alguns carregamentos de soja dos EUA neste ano, para cumprir seus compromissos na Fase 1 do acordo comercial entre os países.

Por Reuters


Todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do seu autor e em nada tem a participação do site RO24HORAS
Loading...