Painel homenageia policiais militares que morreram em serviço em Porto Velho

Banner na materia inicio  816 x90

Um dos homenageados é o PM Rogério, que morreu em abril deste ano enquanto atendia uma ocorrência de assalto. “Foi e está sendo muito difícil seguir sem meu eterno esposo, tudo lembra ele”, diz Tatiana, viúva de Rogério.

Painel mostra o PM Sandro recebendo o PM Rogério após morte em serviço em Porto Velho — Foto: 5º BPM/Divulgação
Painel mostra o PM Sandro recebendo o PM Rogério após morte em serviço em Porto Velho — Foto: 5º BPM/Divulgação

Sandro, Rogério e Silvério são alguns nomes de policiais militares que morreram em serviço em Rondônia nos últimos seis anos. Para homenageá-los, o 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) decidiu pintar um painel na entrada do Batalhão Belmont, em Porto Velho, o mural foi chamado de “Guardião da Leste”.

O artista que assina a obra é Leonardo França. Ele começou os trabalhos no início de junho, logo após receber um esboço da ideia que o Major PM Renato Suffi, comandante do 5º BPM, enviou.

“Ele [Leonardo] melhorou o esboço e de imediato já começou a obra. A ideia surgiu porque sentimos a necessidade de homenagear nossos irmãos de farda que tombaram em combate. Tivemos a ideia de eternizá-los em nossas memórias fazendo essa singela homenagem, para que todos possam se lembrar e reverenciar os amigos de profissão que sacrificaram suas vidas para defender o próximo”, comenta o Major Suffi.

Leonardo França é o artista que pintou o painel de homenagem à PMs em Porto Velho — Foto: 5º BPM/Divulgação

O mural destaca o Sargento PM Sandro, que faleceu em combate em março de 2014 durante o atendimento de uma ocorrência em Candeias do Jamari e o Cabo PM Rogério, alvejado com tiros em abril de 2020 enquanto atendia uma ocorrência de roubo.

O G1 conversou com a viúva de Rogério. A homenagem para ela é emocionante, pois mostra, por meio de uma mensagem cristã, o sargento Sandro recebendo Rogério no céu.

“Conheci meu esposo em julho 2011. Com oito meses fomos morar juntos. Ele era muito preocupado com minha segurança, pois recebia ameaças de suspeitos, então sempre me orientava a tomar cuidado ao sair de casa. Quando saíamos para um jantarzinho, casamentos e aniversários, ele sempre estava em alerta e observava tudo, até mesmo nas nossas viagens de férias estava atento a tudo. Meu marido amava viajar, tinha o sonho de conhecer o nordeste todo. Estávamos sempre juntos, era um ótimo marido”, lembra Tatiana.

Painel foi pintado para homenagear policiais mortos em Porto Velho — Foto: 5º BPM/Divulgação

Segundo ela, Rogério era muito realizado profissionalmente e sempre teve o sonho de ser policial. No dia 11 de abril de 2020, às 10h40, Tatiana estava em casa quando uma viatura chegou. Todos aparentavam nervosismo e ela percebeu que algo ruim havia acontecido. Então veio a notícia do tiroteio entre bandidos e PM, resultando na morte de Rogério.

“Ali fiquei pedindo a Deus para salvá-lo. Ali perdi o chão, a vida perdeu o sentido, pois além de marido era um amigo. Foi e está sendo muito difícil seguir sem meu eterno esposo, tudo lembra ele”, diz Tatiana.


Para o Major Suffi, a dor da perda de um amigo de profissão é algo que não dá para descrever com palavras, com emoção. Ele explica que por trabalharem por muito tempo juntos, os PMs se acostumam a conviver uns com os outros como se fossem parentes. Então quando acontecem as mortes o período de luto é difícil de ser superado.

“Levamos um bom tempo para aceitar, cada vez que vamos fazer determinada coisa ou entrar de serviço sempre lembramos daquele irmão que nos deixou, é preciso fé, força, coragem e muita vontade para seguirmos em frente e combater o mal, por nós mesmos e pelo irmão, amigo e companheiro que teve sua vida ceifada no exercício desta nobre profissão, Policial Militar”, afirma o comandante.

Mural está localizado em parede interna logo na entrada do 5º Batalhão da Polícia Militar em Porto Velho. — Foto: 5º BPM/Divulgação

Por Ana Kézia Gomes, G1 RO


Todo e qualquer comentário é de inteira responsabilidade do seu autor e em nada tem a participação do site RO24HORAS
Loading...